O Simpósio Latino-Americano de Óleos Essenciais (SILOE) acontecerá no Departamento de Agronomia (DAA), pertencente à Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A UFV
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma das instituições mais respeitadas do Brasil, reconhecida pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. Com quase 100 anos de história, construiu uma trajetória sólida pautada na formação acadêmica de qualidade e no avanço científico. Seu desempenho é evidenciado em avaliações nacionais, como o Enade e o RUF, e pela nota máxima no IGC do MEC, reforçando sua liderança no ensino superior.
Com destaque em áreas como agronomia, zootecnia, medicina veterinária, nutrição e biologia, a UFV é um polo de desenvolvimento científico, tecnológico e humano. A qualidade da formação, a infraestrutura e o engajamento da comunidade acadêmica fazem da universidade uma referência em educação pública, contribuindo de forma significativa para a sociedade.
Além de sua excelência acadêmica, a UFV encanta pela beleza do Campus, considerado um dos mais belos do país. Sua arquitetura, que une tradição e modernidade, aliada a áreas verdes e espaços de convivência, promove bem-estar e reflete o compromisso com a qualidade de vida e a valorização de sua história.











Bióloga, Mestrado e Doutorado em Fitotecnia na área de Plantas Medicinais e Aromáticas. Pós-Doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa. Tem ampla experiência no cultivo ecológico, no manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) e no desenvolvimento de cadeias produtivas da biodiversidade. É Gerente Científica na área de Pesquisa Avançada da Natura Cosméticos, onde atua no desenvolvimento de novos ingredientes naturais e sistemas produtivos. 


Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como Coordenador Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em João Pessoa (PB) no período de 2009 a 2010. Há 15 anos é Consultor do Ministério da Saúde, atuando na gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e na Atenção Primária à Saúde. Atualmente, é Gestor do Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado ao Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS).












Coordenadora de pesquisa no Instituto Saberes do Território, com atuação em Ouro Preto e Mariana (MG). Desenvolve projetos voltados à valorização dos saberes locais, inclusão produtiva e fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade. Sua trajetória é marcada pelo trabalho junto a comunidades atingidas pela mineração, rurais e tradicionais. Integra o núcleo gestor Sinanduba da RedesFito, articulando redes colaborativas e iniciativas comunitárias. Atua também na incidência em políticas públicas, contribuindo para o reconhecimento de práticas tradicionais e a construção de marcos normativos que valorizem os territórios. Defende modelos de desenvolvimento baseados na justiça socioambiental, resiliência territorial e protagonismo comunitário.