Clique nos retratos para mais informações



















Leco Instruments & UERJ
Clique nos retratos para mais informações
Bióloga, Mestrado e Doutorado em Fitotecnia na área de Plantas Medicinais e Aromáticas. Pós-Doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa. Tem ampla experiência no cultivo ecológico, no manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) e no desenvolvimento de cadeias produtivas da biodiversidade. É Gerente Científica na área de Pesquisa Avançada da Natura Cosméticos, onde atua no desenvolvimento de novos ingredientes naturais e sistemas produtivos.
Farmacêutico, Doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. Professor de Farmacognosia do Curso de Farmácia da UNIVASF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B, na área de Farmácia
CEO do Grupo Laszlo, possui mais de 25 anos de trabalho e pesquisa com fitoquímica e óleos essenciais. É editor chefe da Editora Laszlo, especializada em livros de aromaterapia, cannabis medicinal e saúde. Foi responsável, junto à Coordenação das PNPICS no Ministério da Saúde, pela inclusão da Aromaterapia no SUS e pela criação do Dia Nacional da Aromaterapia.
Físico de formação, Eduardo Mattoso é o fundador da empresa brasileira Kaapi. Sua introdução ao ramo de fragrâncias se deu por meio da pesquisa de ingredientes naturais da biodiversidade brasileira. Seu trabalho com a floresta amazônica o levou a concluir o mestrado em Química em 2005. Alguns anos depois, ele abriu sua própria empresa com o objetivo de exportar ingredientes brasileiros para a indústria de aromas e fragrâncias. Em 2019, ele fundou a Iby, uma empresa voltada para agregar valor aos ingredientes alimentícios brasileiros. É membro ativo da a IFEAT (International Federation of Essential Oils and Aroma Trades) e a UEBT (Union for Ethical BioTrade).
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como Coordenador Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em João Pessoa (PB) no período de 2009 a 2010. Há 15 anos é Consultor do Ministério da Saúde, atuando na gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e na Atenção Primária à Saúde. Atualmente, é Gestor do Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado ao Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS).
Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com experiência na área de cultivo agroecológico de plantas aromáticas. Em 2018, iniciou o empreendimento familiar Rizoflora, dedicado à extração de óleos essenciais e hidrolatos a partir de espécies aromáticas cultivadas em sistemas agroflorestais, além da produção artesanal de produtos naturais de higiene e limpeza. Produtora orgânica certificada pelo Sistema Participativo de Garantia da Qualidade Orgânica da Zona da Mata – MG (SPG Floriô).
Tiago Schena é graduado em Química Industrial pela UFSM, com mestrado e doutorado em Química pela UFRGS, além de experiência internacional na Università degli Studi di Messina, Itália. Atua com extração de biomassa e produtos naturais (ultrassom, Soxhlet, PLE, hidrodestilação) e tem amplo conhecimento em pirólise, especialmente na otimização e caracterização de seus produtos. Especialista em cromatografia gasosa unidimensional e bidimensional aplicada à análise de matrizes complexas como petróleo, bio-óleo, extratos vegetais e óleos essenciais. Atualmente, é especialista em ciências da separação na LECO Instruments e pós-doutorando na UERJ, onde pesquisa a caracterização química de poluentes ambientais
Farmacêutico formado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Pós-Graduado em Cosmetologia Aplicada a Estética (PUC/PR). Possui mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Fundador da Tuua Óleos Essenciais, produtor de plantas medicinais e de óleos essenciais. Professor e aromaterapeuta certificado pela Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia (ABRAROMA), a qual atua como presidente (gestão 2025–2028).
Engenheiro Agrônomo, com mestrado em Engenharia Agrícola pela UNICAMP e doutorado em Biologia Vegetal e Melhoramento de Plantas Medicinais pela Unicamp e Mediplant-Suíça. Fez estágio pós-doutoral na Université Catholique de Louvain, Bélgica. Atuou como pesquisador no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, da Universidade Estadual de Campinas (CPQBA – UNICAMP). Pesquisador colaborador da Unicamp e produtor rural de plantas medicinais e aromáticas em seu Sitio em Serra Negra onde também ministra cursos e obtém os produtos da linha Bem te faz, especialmente os óleos essenciais e hidrolatos.
Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com experiência em projetos de extensão e pesquisa, foi um dos fundadores da empresa júnior de Engenharia de Alimentos e Agronomia CIPPAL. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com foco em caracterização físico-química e reológica de iogurtes. Doutor em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, onde pesquisou extração de compostos bioativos com fluidos pressurizados e produção de nano e micropartículas. Atuou como professor na UFSCar e atualmente é professor no Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV.
Graduada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pesquisadora científica no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), tem doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorados em síntese orgânica e extração supercrítica. Atua na área de bioprospecção de óleos essenciais de plantas nativas e no desenvolvimento de soluções para o controle de pragas e doenças agrícolas. Recebeu prêmios de inovação tecnológica, incluindo o Prêmio Inventores UNICAMP.
Professor Assistente Doutor na Universidade da República (Uruguai) e Pesquisador do Sistema Nacional de Pesquisadores. Especialista em Química de Produtos Naturais, com ênfase em óleos essenciais, realizou pós-doutorado na Universidade de Turim (Itália) em técnicas cromatográficas. Em 2022, foi reconhecido como “Visiting Scientist” na Reunião de Laureados com o Nobel em Lindau (Alemanha). Atua ativamente em pesquisa científica e internacionalização acadêmica.
Professor Titular na Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Química de Produtos Naturais e doutorado em Farmácia pela Université de Lausanne. Coordenador do Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais. Atua na Farmacopeia Brasileira, sendo membro do Comitê Gestor e Coordenador do Comitê Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira, responsável pela elaboração das edições da Farmacopeia Brasileira Tem expertise em biotecnologia de produtos naturais, com projetos focados no controle de qualidade de fitoterápicos e homeopatia, e pesquisa de espécies do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Microbiologista com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela FIOCRUZ, atua com enfoque em epidemiologia, saúde ambiental e geotecnologias. Coordena a RedesFito de Farmanguinhos e integra o programa ArboAlvo do IOC ambos da Fiocruz. É docente no curso de mestrado em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida onde coordena o Laboratório de Inteligência Geográfica em Ambiente e Saúde (Ligas). É também sócio e gerente de Projetos da empresa ARES Consultoria Ambiental e Geoespacial.
Doutor em Engenharia Química e professor universitário com ampla experiência em pesquisa sobre a flora aromática do Equador, com foco na extração, caracterização, atividade biológica e aplicação de óleos essenciais. Atua há duas décadas no ensino superior, com participação significativa em projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento. Possui diversas publicações científicas, livros, prêmios e reconhecimentos, além de contribuições relevantes em propriedade intelectual, como segredos industriais e patentes.
Graduado em Química Industrial, Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Química de Produtos Naturais e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Università Degli Studi di Torino. É pesquisador da Embrapa e professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da UFRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: Óleos Essenciais, Aroma, Substâncias Voláteis de Plantas, Cromatografia em Fase Gasosa e Espectrometria de Massas. É editor associado do Journal of Essential Oil Research, membro e secretário executivo do Comitê Científico Permanente do International Symposium on Essential Oils e do Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais.
Graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Ciências da Saúde com ênfase em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorado em Ciências da Saúde área de concentração Farmacognosia pela Universidade de Brasília-UnB. Atualmente é pesquisadora e professora colaboradora na UnB; professora titular da Universidade Paulista (UNIP/Brasília); professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação da Fiocruz em Inovação de Fitoterápicos da Biodiversidade e membro da RedeFitos- Cerrado FIOCRUZ
Professora titular da Universidade Industrial de Santander (UIS), em Bucaramanga, Colômbia. Atua há mais de 28 anos na Escola de Química, Faculdade de Ciências. Fundadora e docente da Escola Nacional de Cromatografia da UIS, ministrou mais de 150 cursos especializados nas áreas de Cromatografia, Espectrometria de Massas, Preparação de Amostras e Química Forense. Doutora em Análise Instrumental pela Universidade da Amizade dos Povos (Rússia), com pós-doutorado em instituições de destaque internacional. É referência na área de cromatografia, integrando conselhos científicos e editoriais de relevância internacional.
Coordenadora de pesquisa no Instituto Saberes do Território, com atuação em Ouro Preto e Mariana (MG). Desenvolve projetos voltados à valorização dos saberes locais, inclusão produtiva e fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade. Sua trajetória é marcada pelo trabalho junto a comunidades atingidas pela mineração, rurais e tradicionais. Integra o núcleo gestor Sinanduba da RedesFito, articulando redes colaborativas e iniciativas comunitárias. Atua também na incidência em políticas públicas, contribuindo para o reconhecimento de práticas tradicionais e a construção de marcos normativos que valorizem os territórios. Defende modelos de desenvolvimento baseados na justiça socioambiental, resiliência territorial e protagonismo comunitário.