SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Participe ativamente do Simpósio Latino-Americano de Óleos Essenciais (SILOE 2025) submetendo seus trabalhos científicos! Esta é uma oportunidade para compartilhar experiências, inovações e descobertas que contribuem para o avanço da cadeia produtiva de óleos essenciais.

I – INFORMAÇÕES GERAIS

1. Para submeter trabalhos, é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento antes de enviar o resumo. Caso ainda não tenha feito sua inscrição, clique aqui para se inscrever.

2.Os trabalhos poderão ser submetidos nas formas de resumo simples ou relato de experiência.

3. Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como primeiro autor, podendo ser coautor de outros.

4. Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

5. O período de submissão será de 09 de maio a 29 de junho de 2025.

6. O resumo deverá ser anexado no formulário eletrônico, utilizando o modelo fornecido. Resumos fora do padrão poderão ser recusados.

7. Todos os resumos submetidos ao Simpósio estarão automaticamente concorrendo à apresentação oral. A Comissão Científica selecionará dez resumos para essa modalidade. Os autores principais dos trabalhos escolhidos serão notificados com, no mínimo, 20 dias de antecedência.

8. A Comissão Científica do SILOE fará a seleção de trabalhos para publicação em edição especial na revista Fitos, periódico científico interdisciplinar de acesso aberto, editado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) da Fiocruz. Os autores dos artigos selecionados deverão fazer a adequação junto ao periódico. Mais informações sobre a revista Fitos você encontra em https://periodicos.fiocruz.br/revista-fitos.

9. A análise dos trabalhos (resumo simples/relato de experiência) levará em conta os seguintes critérios: clareza na apresentação, definição dos objetivos/contextualização, adequação da metodologia/desenvolvimento, relevância dos resultados e pertinência da discussão e das conclusões. A qualidade do texto, incluindo gramática, ortografia e digitação, é de responsabilidade do autor e também será considerada na avaliação pela Comissão Científica.

10. O autor deverá indicar a área temática mais adequada ao seu trabalho.

11. Todos os trabalhos submetidos serão analisados pela Comissão Avaliadora e por revisores por ela indicados. Cabe a esses avaliadores selecionarem os trabalhos que serão apresentados e recusar aqueles que não estiverem em conformidade com as normas do Simpósio.

12. Serão selecionados até 10 trabalhos para apresentação oral. Os autores serão comunicados por e-mail. As apresentações orais deverão ser elaboradas em PowerPoint ou em Canva. Para outros aplicativos, o autor deve entrar em contato, ao menos uma semana antes do início do evento, com a Comissão Organizadora (submissoes.siloe@ufv.br).

13. Os melhores trabalhos concorrerão a menção honrosa / premiação.

14. A programação completa com os trabalhos aprovados, horários e locais de apresentação será divulgada neste site e na área do participante.

15. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do SILOE 2025, em formato digital. Ao submeter o trabalho, os autores cedem os direitos autorais ao evento.

II – ÁREAS TEMÁTICAS

Durante a submissão, os autores deverão escolher uma das áreas temáticas:

1. Agronomia;
2. Conservação e Biodiversidade;
3. Etnofarmacologia;
4. Farmacoquímica;
5. Tecnologia e formulação;
6. Política e serviço de saúde;
7. Arranjos Ecoprodutivos Locais de óleos essenciais

III – NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO SIMPLES E RELATO DE EXPERIÊNCIA

Título: até 150 caracteres com espaços, fonte Arial, tamanho 14, negrito, centralizado. Somente a primeira palavra com inicial maiúscula, exceto nomes científicos (em itálico). Autores: no máximo 8 autores. Primeiro nome completo e último sobrenome por extenso; nomes intermediários abreviados. Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,15. Afiliação: abaixo do nome dos autores, conforme modelo. Fonte Arial, itálico, tamanho 10. Corpo do texto: parágrafo único de até 2.000 caracteres (com espaços). Nomes científicos devem seguir padrão taxonômico. Sem referências bibliográficas. Fonte Arial, tamanho 12, texto justificado, espaçamento entrelinhas de 1,15. Palavras-chave: até quatro, com inicial maiúscula. Apoio institucional: informar fontes de fomento e instituições envolvidas.

Download do modelo do Resumo Simples (clique aqui)

Download do modelo do Relato de Experiência (clique aqui)

IV – NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

Tipo: papel ou lona, à escolha do autor. Dimensões: 120 cm (altura) x 90 cm (largura). Layout: obrigatório o uso do modelo de pôster fornecido pelo evento. Local e exposição: os pôsteres serão expostos em local previamente anunciado. O autor deverá fixar o pôster com, no mínimo, 3 horas de antecedência e estar presente no horário indicado para avaliação. Retirada: é responsabilidade do autor retirar o pôster após a exposição.

Download do modelo do pôster (clique aqui)

V – NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

Os autores selecionados deverão enviar a apresentação em PowerPoint até 13/08/2025, para o e-mail: submissoes.siloe@ufv.br, com o assunto: “Apresentação Oral – Nome do Autor – Título do Trabalho”. O autor deverá comparecer ao local da apresentação com 15 minutos de antecedência. Duração: 10 minutos de apresentação + 5 minutos para perguntas. Modelo de slides: é obrigatório utilizar o template oficial fornecido pela Comissão Científica.

Download do modelo de slides para apresentação oral (clique aqui)